A alegria do carnaval também é do Leão. Alguns dos produtos mais consumidos pelos foliões nesse período recebem a maior mordida do fisco no estado de São Paulo.
Cachaça
– 81,9%
Caipirinha
– 76,7%
Chopp
– 62,2%
Máscaras plásticas
– 43,93%
Refrigerante em lata
– 46,5%
Para os legisladores, os produtos consumidos no carnaval fazem mal à saúde ou são supérfluos, justificando a alta tributação, afirma o presidente executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), João Eloi Olenike.
“Também devemos no atentar para a realidade de que no Brasil, a tributação é muito concentrada no consumo, o que acaba elevando os preços para o consumidor final e, muitas vezes, impede que este consuma mais e melhor”, complementa Olenike.
Pegar um avião para tentar fugir do Leão também não funciona. As passagens aéreas apresentaram aumento, passando de 9,25% em 2019 para 22,32% neste ano. O IBGE registrou uma queda de 15,22% nos preços das passagens em janeiro de 2024, após fechar 2023 com alta de 25,48%.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Os empresários e consumidores esperavam que a reforma tributária, aprovada no Congresso em dezembro de 2023, resolvesse essa e outras distorções nos impostos sobre os bens de consumo. Porém, a reforma ainda está sendo regulamentada e não há solução à vista. Assim, independente das vaias, o Leão deverá seguir desfilando neste carnaval.
Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-money/2024/02/carnaval-saiba-quais-itens-da-folia-pagam-mais-imposto/
Fonte: Carnaval: saiba quais itens da folia pagam mais imposto – Forbes
Veja mais citações do IBPT na ultima semana de 05.02 a 15.02 :
CNN Brasil Estado De Minas Diário Do Comércio Diário do Nordeste Revista Ceara ABC do ABC 18 Horas Repórter MT Jornal de Araraquara Clube Notícia Expresso MT Portal Hortolândia Portal Maripa Portal Migalhas